Política de Privacidade
e Cookies

Política de Privacidade

Na Flowa, valorizamos a privacidade e a segurança das suas informações pessoais. Esta Política de Privacidade e Cookies ("Política") descreve como coletamos, utilizamos, armazenamos e protegemos os dados pessoais de nossos colaboradores, clientes, parceiros e visitantes. Nossa missão é tratar suas informações com o máximo respeito e confidencialidade, em conformidade com as leis e regulamentações vigentes, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Estamos comprometidos em fornecer transparência sobre nossas práticas de privacidade e assegurar que suas informações estejam sempre protegidas. Agradecemos por confiar na Flowa e estamos sempre disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas que você possa ter sobre nossas práticas de privacidade.

Objetivo

Como parte das nossas operações diárias, necessitamos coletar dados pessoais de nossos colaboradores, clientes e potenciais clientes com o intuito de fornecer os nossos produtos e serviços alinhados aos valores, interesses e perfil.

A privacidade de suas informações é de grande importância para nós, e temos como política respeitar a confidencialidade da informação e a privacidade das pessoas. Esta Política de Privacidade e Cookies (“Política”) estipula como ocorrem as operações de tratamento de dados pessoais da Flowa Technologies (“Flowa”), em conformidade com as leis e regulamentações vigentes.

Esta Política visa estabelecer as diretrizes e princípios gerais de privacidade para proteção da Companhia e de seus clientes.

A necessidade de elaboração e adoção de padrões de privacidade e segurança da informação vem ao encontro da exigência de conformidade com normas vigentes, tais como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (a Lei n° 13.709/2018 ou “LGPD”), e regulamentações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais, Código de Conduta Ética e outras normas setoriais as quais a Companhia estará sujeita seguindo as melhores práticas no tema de Segurança da Informação (“SI”).

Abrangência e Definições

A presente Política aplica-se às atividades de tratamento de dados pessoais dos nossos Colaboradores, bem como de nossos clientes e seus usuários, potenciais clientes, potenciais colaboradores, visitantes do nosso site, usuários de nossa plataforma ou sistemas para atendimento como WhatsApp, Skype, E-mail, fornecedores e outros (“Titulares de Dados Pessoais”).

Aspectos Gerais

A Flowa respeita a privacidade de todos os Titulares de Dados Pessoais, estando, desta forma, comprometido a tomar todas as medidas possíveis para assegurar de maneira razoável a proteção dos dados pessoais coletados. Todas as informações são tratadas de acordo com as leis e regulamentações de proteção de dados aplicáveis. Procedimentos técnicos e organizacionais estão em vigor para garantir que a sua informação esteja sempre segura. Como parte destes procedimentos, regularmente treinamos e conscientizamos todos os nossos colaboradores sobre a importância da manutenção, salvaguarda e respeito da sua informação pessoal e consideramos a violação da privacidade dos dados pessoais algo grave, por isso monitoramos constantemente e prevemos medidas apropriadas para eventuais descumprimentos.

A Flowa pode utilizar diferentes formas para coletar dados pessoais, tais como, preenchimento de formulários, questionários, envio de e-mail, acesso a sites, plataformas e aplicativos, contatos telefônicos, celebração de contratos, entrega de documentos pessoais, em situações reais ou potenciais de:

· relação de trabalho;

· fornecimento de produtos e/ou serviços;

· solicitação de produtos ou serviços;

· contratação de serviços;

· solicitação do envio de materiais de marketing ou institucionais;

· solicitação de atendimento em nossos canais de comunicação;

· contato para transmissão de algum feedback; e

· obtenção de dados de acesso aos nossos sites e plataforma;

Quais dados são coletados pela Flowa?

Informações coletadas de usuários ao utilizar nossa plataforma incluem, entre outras, o nome de usuário; o endereço do protocolo de Internet (IP); data e hora do acesso, versão da plataforma; provedor de conexão do usuário; as ações do usuário na plataforma.

Informações coletadas de usuários ao utilizar nossos sites incluem, entre outros, o navegador de acesso do usuário; endereço do protocolo de Internet (IP); data e hora do acesso; a localização do usuário; e as ações do usuário no site.

Informações relacionadas à participação em processo seletivo serão armazenadas em nossas bases de dados para suporte ao processo relacionado. São exemplos deA informações coletadas de participantes em processo seletivo e de Colaboradores: nome, número de documento de identificação, data de nascimento, endereço, telefone, e-mail, estado civil, nacionalidade, profissão, cargo, salário, benefícios, dados de saúde, dados bancários, entre outros.

Cookies

Cookies são arquivos gravados em seu computador quando você acessa nosso site na Internet. Quando nosso site é visitado, este envia o cookie para o seu computador ou celular, o qual é armazenado em uma pasta localizada dentro do seu browser. Os cookies não transferem vírus ou malware para o seu computador ou celular, pois a informação de um cookie não se altera quando se move o respectivo website de trás para frente, não havendo forma de alterar o funcionamento do seu dispositivo. Sendo assim, eles atuam como registos (atividades do usuário), sendo atualizados todas as vezes em que o website for acessado. Podemos obter informações sobre sua navegação uma vez concedida a coleta aos cookies, enviado por meio de nosso website.

5.1. Para que usamos os Cookies?

Utilizamos cookies para analisar como os usuários navegam em nosso website, assim como para registrar e aprimorar seu desempenho e funcionamento. Podemos utilizar cookies para registrar quais páginas do website são mais populares e qual o método mais eficaz de ligação entre elas. Esta última também nos auxilia a identificar se nos encontrou por outro website, permitindo melhorar as nossas futuras campanhas publicitárias.

5.2. Tipos de cookies que utilizamos

• Cookies Necessários: Estes cookies são essenciais para o funcionamento do nosso site. Sem estes, os nossos websites não funcionariam da melhor forma. Estes são armazenados temporariamente como informação de sessão e expiram assim que o navegador é fechado.

• Cookies Estatísticos: A informação fornecida pelos cookies analíticos nos permite analisar padrões do comportamento do visitante, e essas informações são utilizadas para melhorar a experiência em geral ou identificar áreas do website que necessitam de manutenção. Esta informação é anônima (não pode ser usada para identificá-lo e não contêm informação pessoal como nome e endereço de e-mail) e é apenas utilizada para fins estatísticos. Cookies comportamentais são semelhantes aos analíticos e registram a sua visita ao website e usam a informação para fornecer conteúdo de acordo com os seus interesses.

• Cookies Preferenciais: Cookies preferenciais possibilitam um website lembrar informação que altera o comportamento ou aspecto visual deste, como idioma preferido ou a região onde está.

É importante lembrar que cabe ao Usuário gerenciar suas preferências e assegurar que as configurações dos seus dispositivos reflitam seu livre consentimento. 

Quais informações são coletadas para criação do usuário?

Para cadastro em nossa plataforma, e posterior criação de um usuário, os seguintes dados devem ser informados:

• nome completo;

• instituição;

• telefone comercial;

· e-mail comercial; e

· CPF.

Por que coletamos e utilizamos seus dados pessoais?

Podemos utilizar a sua informação pessoal para as seguintes finalidades:

I. Para criação do usuário em nossa plataforma

Necessitamos verificar a sua identidade de forma a validá-lo como usuário de nosso site ou plataforma. O uso da sua informação pessoal é necessário para identificarmos quem é você, já que temos a obrigação de garantir trilhas robustas de acesso e com as demais obrigações regulamentares.

II. Para execução dos serviços contratados

Após cadastro em nossa plataforma, será necessário utilizar os seus dados pessoais para utilizar os nossos serviços e cumprir com as nossas obrigações legais. Utilizaremos as informações para executar o processamento de ordens de compra/venda de acordo com o que for solicitado e com base no relacionamento contratual que possuímos com nossos clientes.

III. Para cumprimento de uma obrigação legal

Existe uma variedade de obrigações legais provenientes das legislações aplicáveis às quais estamos sujeitos (ex: legislação de serviços financeiros, leis tributárias etc.). Também existem várias autoridades supervisoras cujas leis e regulamentações estamos sujeitos em nossas relações com nossos clientes. Tais obrigações e normas obrigam-nos a executar atividades de processamento de dados pessoais de forma a obedecer às regras de melhores práticas de segurança da informação.

IV. Para envio de comunicados e pesquisas de satisfação

Ocasionalmente, podemos enviar comunicados transacionais para fins de operações diárias, além de pesquisas de satisfação como parte do nosso processo de feedback do usuário. É do nosso legítimo interesse obter tais opiniões para assegurar que os nossos serviços/produtos estão sendo prestados no mais alto nível de qualidade.

V. Para atender e responder a solicitações

Diante de dúvidas e reclamações de nossos clientes, pode ser necessário o uso de seus dados pessoais para garantir a identificação e registro do atendimento em nossos canais como WhatsApp, E-mail, Skype e outros. Desta forma, garantimos suprir às necessidades de nossos clientes de forma direcionada, e atendemos às obrigações contratuais.

VI. Para análise de comportamento em nossa plataforma

Nossa plataforma pode conter ferramentas de análise de dados que nos permitam analisar comportamentos para garantir a qualidade e proporcionar a melhor experiência ao usuário. As informações coletadas não são consideradas como pessoais de acordo com os termos da Lei Geral de Proteção de Dados, pois são utilizadas de forma a não se vincular a qualquer usuário, sendo estas informações anonimizadas.

VII. Para publicidade

Podemos utilizar os seus dados pessoais com o objetivo de garantir que você fique sempre bem-informado para realizar o uso da nossa plataforma de forma completa e com segurança. Os envios das comunicações são realizados por E-mail, SMS, WhatsApp ou por outro canal previamente acordado e com base no seu consentimento.

VIII. Para garantia da segurança patrimonial e da integridade física

Caso venha visitar nossas instalações, podemos gravar a sua imagem através do nosso sistema de monitoramento por razões de segurança. Serão coletadas também informações pessoais para providenciar seu acesso, de forma a manter um ambiente de trabalho seguro.

IX. Para proporcionar garantia de prevenção a fraudes e segurança dos titulares

Necessitamos tratar dados pessoais com objetivo de aprimorar nossos controles de prevenção a fraudes e medidas protetivas dos dados dos titulares, prevenindo contra potenciais crimes, medidas contra invasão, e segurança de ativos.

X. Para salvaguarda dos legítimos interesses

Processamos dados pessoais para salvaguardar nossos legítimos interesses, respeitando os princípios da finalidade e necessidade. Alguns exemplos de tais atividades incluem:

· dar início a reivindicações legais e preparação da nossa defesa em casos de litígio;

· realizar análise de movimentações financeiras para elaboração de relatórios estratégicos;

· estabelecer sistemas de monitoramento das nossas instalações, por razões de segurança;

· medidas de gestão de negócio, otimização de desempenho da plataforma, e desenvolvimento de produtos e serviços;

· partilhar os seus dados pessoais com as empresas com intuito de atualizar/verificar as suas informações pessoais de acordo com o enquadramento relativo à lavagem de dinheiro e outros crimes; e

· aprimorar nossos serviços a fim de melhorar a experiência de nossos usuários e proporcionar ofertas e canais customizados, com produtos condizentes ao seu perfil.

XI. Para gestão de recursos humanos

Processamos dados pessoais para gestão de pessoas. Alguns exemplos de tais atividades incluem:

· cumprimento de obrigações legais e regulatórias;

· execução do contrato de trabalho;

· gestão de folha de pagamento e benefícios;

· recrutamento e seleção;

· treinamento e desenvolvimento;

· avaliação de desempenho;

· promoção da saúde e segurança no trabalho;

· controle de acesso e segurança; e

· comunicação interna.

Obtendo seu consentimento

Caso a finalidade da coleta para qualquer tratamento de dados pessoais necessite do seu consentimento, este será fornecido por meio dos nossos canais.

Caso queira revogar o consentimento para que não façamos mais o envio de comunicados e e-mails de marketing, o mesmo poderá ser realizado por meio da opção de cancelamento presente e adequadamente identificado em nossos e-mails.

Tratamento de dados de crianças e adolescentes

O tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes está limitado a execução de nossos contratos com Colaboradores, garantindo as adequações previstas na LGPD.

Compartilhamento de dados pessoais

Observados os critérios definidos nesta Política, a Flowa não divulgará dados pessoais dos seus Colaboradores e clientes a uma terceira parte, exceto:

· para atendimento à medida necessária dentro dos termos das leis, regras ou regulações aplicáveis;

· perante a existência de obrigação de divulgação;

· por legítimo interesse que exija a divulgação; ou

· a pedido do cliente ou Colaborador, mediante o seu consentimento.

As entidades terceiras para as quais são compartilhadas informações pessoais de forma a desempenhar os serviços contratados, devem executar o processamento de forma a garantir o cumprimento com as obrigações legais. Ainda assim, exigimos que as organizações fora da Flowa que manuseiam ou obtêm esses dados pessoais, reconheçam a criticidade desta informação, assumam respeitar todos os direitos individuais de privacidade e cumpram com todas as leis relevantes de proteção de dados.

Como parte do uso dos seus dados para os fins acima mencionados, podemos eventualmente divulgar a sua informação pessoal a:

i. demais empresas do Grupo Flowa nos limites das finalidades estabelecidas nesta política;

ii. entidades terceiras tais como prestadores de serviços comerciais e consultores especializados contratados para serviços administrativos, financeiros, legais, segurança, pesquisa e outros serviços;

iii. entidades terceiras que estejam realizando trabalhos de Auditoria;

iv. partes empresariais, tribunais, órgãos controladores e autoridades reguladoras;

v. na eventualidade de divulgarmos os seus dados pessoais a partes empresariais de forma a desempenhar os serviços solicitados pelos clientes, as referidas partes podem armazenar a sua informação de forma a cumprir com as suas obrigações legais;

vi. qualquer pessoa ou empresa desde que tenhamos o seu consentimento;

vii. os clientes aceitam e consentem que podemos ocasionalmente analisar os dados recolhidos quando visita os nossos sites e plataforma ou por outros meios, como questionários, para fins estatísticos de forma a melhorar e aprimorar os nossos serviços.

Transferência internacional dos dados

A Flowa trata as suas informações pessoais em território nacional e em países que possuem legislações semelhantes e equivalentes. Além disso, mantém clausulas específicas para assegurar o correto tratamento, alinhadas com as leis e regulamentações brasileiras.

Segurança e privacidade dos dados pessoais

A Flowa tem como compromisso zelar e tratar as informações de nossos clientes, Colaboradores e demais Titulares de Dados Pessoais utilizando medidas que visam garantir a proteção, a manutenção da privacidade, integridade, disponibilidade e confidencialidade dos dados pessoais tratados em nosso ambiente. Além de implementar medidas para prevenir, detectar e reduzir a vulnerabilidade a incidentes em nossos ambientes tecnológicos. Por exemplo, criptografamos ou anonimizamos certas informações pessoais confidenciais, também exigimos que nossos fornecedores protejam tais informações contra acesso, uso e divulgação não autorizados.

Armazenamento de informação pessoal e período de retenção

A Flowa deverá manter assuas informações pessoais durante o tempo necessário para cumprir com os fins para os quais as informações são tratadas ou por outros motivos válidos para reter suas informações pessoais, como por exemplo o cumprimento de obrigações legais.

Consultar seus dados pessoais

Se desejar realizar a consulta dos seus dados pessoais que são tratados em nosso ambiente, entre em contato como o Encarregado de Dados através do e-mail encarregadodedados@flowatech.com.br.

Alterar seus dados pessoais

Se desejar alterar seus dados pessoais, o mesmo poderá ser feito acessando através de contato com o Encarregado de Dados através do e-mail encarregadodedados@flowatech.com.br. Existem processos estabelecidos para alteração de Nome, Telefone, E-mail e demais dados cadastrais.

Solicitar o cancelamento de tratamento dos seus dados pessoais

Se desejar que não realizemos mais o processamento da sua informação pessoal, você pode solicitar a remoção dos seus dados através do Encarregado de Dados através do e-mail encarregadodedados@flowatech.com.br. Vale ressaltar que mesmo após a solicitação de cancelamento dos dados pessoais, precisamos manter os seus dados pessoais armazenados com a finalidade de cumprimento de obrigações legais, em caso de solicitações de acesso aos dados provenientes de órgão reguladores, tais como Banco Central ou CVM.

Encarregado de dados

Possuímos um responsável pela proteção de dados a qual inspeciona questões relacionadas a esta Política. Dúvidas sobre aspectos de privacidade, ou sobre como consultar seus dados e exercer seus direitos de titular, devem ser direcionados a: encarregadodedados@flowatech.com.br.

Aviso Legal

A Flowa não é responsável pelo uso indevido ou perda dos dados pessoais a que não tem acesso ou controle. Ficamos também isentos de responsabilidade diante do uso ilegal e não autorizado dessa informação como consequência de uso indevido ou desvio das suas credenciais de acesso, conduta negligente ou maliciosa como consequência de atos ou omissões da sua parte ou de alguém autorizado em seu nome.

Para cumprimento da legislação de Dados vigente, informamos o nome e endereço de e-mail do Encarregado de Dados da ATG: Felipe Deco – encarregadodedados@flowatech.com.br. Através desse endereço é possível exercer seus direitos de titular, solicitar esclarecimentos e tirar dúvidas com relação à LGPD.